Semana tem ‘prévia do PIB’ no Brasil e dados de inflação nos EUA
Cesta Básica: tudo que você precisa saber para começar o dia bem informado Os próximos dias tendem a ser movimentados no mercado por conta de importantes divulgações que acontecem ao longo desta semana. No Brasil, o destaque fica com os dados de serviços e o indicador de atividade IBC-Br, conhecido como “prévia do PIB”. Já nos Estados Unidos, as atenções dos investidores se voltam para a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), além de indicadores de atividade como as vendas no varejo e a produção industrial. Nesta segunda-feira (13), o mercado monitora as previsões dos economistas trazidas pelo Boletim Focus. Os investidores ainda monitoram a participação do diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Guillen, em live organizada pelo Bradesco Asset Management.
Nas últimas semanas, o Boletim Focus tem trazido previsões cada vez mais pessimistas. Na semana passada, a projeção dos economistas tanto para a Selic como para a inflação deste ano aumentaram. Assim, os investidores ficam cada vez mais cautelosos em suas alocações e buscando pistas do que vem por aí para tentar se antecipar e calibrar suas carteiras. Portanto, o levantamento do Banco Central deve continuar em foco hoje.
Ainda em busca de pistas do que está por vir, o mercado acompanha, nesta segunda-feira (13), as falsas de do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen. Ele participa, às 10h, da Live Papo Econômico, organizado pelo Bradesco Asset Management, na qual falará sobre a atual conjuntura macroeconômica. Os investidores tentarão pescar algumas pistas sobre o futuro da Selic e o que está entrando no radar no Banco Central neste momento.
Mas a semana ainda promete. Na quarta-feira (15), será divulgado o volume de serviços no Brasil e na quinta-feira (16), há o resultado de novembro do IBC-Br, conhecido como “prévia do PIB”. Esses indicadores de atividade são importantes porque mostram o quão aquecida está a economia brasileira e, consequentemente, o quanto isso pode trazer de pressões inflacionárias.
Mas o ponto alto da semana mesmo é lá fora. Nos Estados Unidos, o CPI de dezembro será divulgado na quarta-feira (15) e será considerado um teste decisivo para a política menos flexível do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Isso porque o momento é mais delicado por lá.
Primeiro, porque o novo governo de Donald Trump pode trazer mais inflação, dadas algumas das propostas do republicano. Além disso, dados recentes de emprego mostraram que a economia segue pujante por lá. Portanto, a expectativa é que o ciclo de corte de juros perca parte da sua força nos EUA.
A semana ainda terá dados de varejo, que saem na quinta-feira (16) e da produção industrial, que saem na sexta-feira (17) por lá e podem trazer pistas sobre as pressões inflacionárias já existentes no país.
Mais Lidas
Brasil PIB economia gráfico
Getty Images
Publicar comentário