Taxa de título do Tesouro americano atinge o maior nível em mais de 14 meses

Na máxima da sessão. títulos do Tesouro americano (Treasury) com vencimento em 10 anos atingiu o valor de 4,80%, algo que não era visto desde o final de outubro de 2023 As taxas oferecidas pelo título do Tesouro americano (Treasury) com vencimento em 10 anos, taxa de referência para investimentos de renda fixa e também empréstimos, atingiram na sessão desta segunda-feira (13) o valor de 4,80%, maior nível em mais de 14 meses. Em 31 de outubro de 2023, , a taxa havia fechado a 4,87%.
O movimento ocorre após dados divulgados na semana passada sobre o mercado de trabalho e também relacionados à atividade econômica ficarem acima do esperado pelos economistas.
Para William Castro Alves, estrategista-chefe da corretora Avenue, os números reforçaram a visão de que o mercado de trabalho americano segue firme, dissipando os receios de uma maior desaceleração. Como consequência, os rendimentos dos títulos de dívida americanos sobem, já que refletem um aumento da expectativa de que os juros devem seguir elevados por lá no futuro.
O banco central americano (Federal Reserve, o Fed), tem um mandato duplo a zelar: manter o pleno emprego ao mesmo tempo em que controla a inflação. Com a inflação ainda persistente, e sem aumento do desemprego, a autoridade monetária não tem pressa para cortar os juros, como apontou na ata da sua reunião na semana passada. O pensamento também vem sendo reforçado por falas de seus dirigentes.
A cautela é ainda maior porque o novo presidente americano, Donald Trump, toma posse oficialmente na semana que vem. É esperado que, nos primeiros 100 dias de seu governo, o republicano já deixe claro se sua política sobre tarifas, imigração e impostos será tão agressiva como veio anunciando recentemente. Caso leve a cabo suas ameaças, é esperado um aumento da inflação, o que deve aumentar ainda mais a expectativa de que os juros se mantenham onde está.
A disparada das taxas dos títulos americanos vêm pressionando ativos de risco, como as ações americanos, que caem hoje.
Initial plugin text
Mais Lidas
juros renda fixa
Getty Images



Publicar comentário