Trump e Xi Jinping farão trégua de um ano na guerra mercantil entre EUA e China
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, chegaram a um convenção na reunião desta quinta-feira (30) durante uma cúpula na Coreia do Sul. Segundo informações do Financial Times, a negociação prevê prolongar os controles de exportação de terras raras e chips porquê segmento de um vasto convenção mercantil de um ano.
Ainda segundo o FT, os EUA e a China também negociaram as tarifas relacionadas ao fentanil e as taxas recíprocas impostas às indústrias navais de ambos os países.
De convenção com o jornal, Trump teria dito que “não há muitos obstáculos” e que todo ano o convenção será revisado. “Mas acredito que ele vai porfiar muito além de um ano, afirmou.
É válido lembrar que a trégua mercantil estabelecida pelos dois estava programada para falecer no próximo mês. Caso isso acontecesse, seriam retomadas as tarifas superiores a 100%.
Segundo o Financial Times, Donald Trump afirmou que reduziu uma tarifa sobre produtos ligados ao fentanil de 20% para 10%, em seguida Xi Jinping se comprometer a substanciar esforços para moderar o envio dos insumos químicos usados na produção do opioide. “Acho que vocês verão uma ação concreta sendo tomada”, disse ele. De convenção com o jornal, a tarifa reduzida sobre o fentanil traz as taxas médias sobre as importações chinesas para 45%.
O ministério do Transacção da China, por sua vez, confirmou que Pequim concordou em suspender a implementação dos controles de exportação de terras raras e que os EUA suspenderiam a ampliação dos controles de exportação relacionados à tecnologia para subsidiárias de empresas chinesas também por um ano.

Publicar comentário