Trump manipulou o mercado? Entenda o que é 'insider trading'
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/G/R/mqe3HkS5GEOvDAsH7wRw/trump.jpg?ssl=1)
Não à toa, o senador Adam Schiff, do Partido Democrata (rival ao de Trump) pediu uma investigação do Congresso por verosímil “insider trading”.
O termo em inglês é usado para caracterizar a negociação de ações com base em informações privilegiadas e não públicas. O que é ilícito em muitos países. Enfim, isso dá uma vantagem injusta a quem possui aquelas informações e o poder de divulgá-las a término de estimular qualquer movimento específico no mercado.
Com isso, a SEC (Securities and Exchange Commission), que é a percentagem de valores mobiliários dos Estados Unidos, deve penetrar um processo de investigação para julgar a conduta de Trump.
Segundo João Tonello, crítico CPNI do Benndorf Research, o processo deve se limitar a julgar uma “má conduta moral”. De combinação com o profissional, seria considerado delito se ele efetivamente se beneficiasse disso. “Nesse caso, seria Informação privilegiada: Se ele sabia da notícia antes de divulgá-la e tentou se beneficiar disso (ou fazer outros se beneficiarem), entra no campo da insider trading, o que é ilícito”, diz.
Do ponto de vista defensivo, Tonello afirma que Trump pode alegar que foi uma frase vaga. “Em tese, ele só anunciou que viria uma boa notícia para o mercado. O problema é quando a frase pretexto uma movimentação irregular nos preços, ou se ele ou aliados se beneficiaram desse movimento ou se houve intenção deliberada de provocar esse movimento, mas provar isso é muito difícil”, diz.
Marco Sarvalle, estrategista-chefe da MSX Invest, afirma que os investidores têm uma percepção de que houve uma sinalização de manipulação, mas porquê a frase dita por Trump na internet ficou “em franco”, é difícil julgar se efetivamente tratou-se de um caso de “insider trading”.
“A gente precisa deixar para os órgãos reguladores para ter uma resposta. A gente precisa esperar uma opinião ad SEC, de juízes norte-americanos, para entender se houve essa compreensão ou não. Uma vez que investidor, a gente pode falar que existe essa sensação, indícios de que pode ter havido alguma sinalização nesse sentido”, diz.
Alexandre Espirito Santo, economista-chefe da Way Investimentos e coordenador de economia e finanças da ESPM, acredita que os democratas devem fazer o pedido de investigação à SEC mormente pela rivalidade política. Mas, para ele, é difícil provar um tanto contra o presidente neste sentido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_f035dd6fd91c438fa04ab718d608bbaa/internal_photos/bs/2020/G/R/mqe3HkS5GEOvDAsH7wRw/trump.jpg)
Publicar comentário