×

Vamos aprofundar a questão tarifária e também não tarifária na discussão com EUA, diz Alckmin

Vamos aprofundar a questão tarifária e também não tarifária na discussão com EUA, diz Alckmin

O presidente em manobra, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que o diálogo entre Brasil e Estados Unidos deve se intensificar posteriormente a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada ontem na Malásia. Segundo ele, as conversas devem seguir tanto na extensão tarifária quanto em outros temas de interesse mercantil entre os dois países.

“Eu acho que ele foi muito positivo e o diálogo se estabelece e agora e se aprofunda. Eu acho que vai entrar nesse debate questões tarifárias, embora o Brasil já tenha tarifas muito baixas em relação aos Estados Unidos”, afirmou durante entreivsta ao portal ICL.

Terras raras e datas centers são alguns dos exemplos citados por Alckmin uma vez que cmainhos a serem usados pelo Brasil na mesa de negociações. “Acho que têm muitas questões que podem ser colocadas, uma vez que oportunidade de data center no Brasil. Importante realçar, os Estados Unidos são o maior investidor no Brasil. Logo, até entendo que o Congresso deve votar ainda oriente ano a medida provisória do Redata, porque isso traz segurança jurídica”, ressaltou.

O presidente em manobra se refere à MP que cria o Regime Peculiar de Tributação para Serviços de Datacenter no Brasil, o Redata. OEntre outras coisas, A MP vincula os incentivos a contrapartidas financeiras em pesquisa e desenvolvimento que promovam o adensamento das cadeias produtivas digitais no Brasil, instituindo ainda percentuais mínimos de destinação dos serviços para o mercado interno.

Os presidentes Lula e Trump se reuniram pela primeira vez nesse domingo. Durante o encontro, Lula pediu a suspensão das sobretaxas de 50% impostas ao Brasil.

Em sua primeira enunciação pública posteriormente a reunião com o presidente norte-americano, Lula afirmou que encontros técnicos para discutir a revisão do tarifaço aplicado ao Brasil deve ocorrer nesta semana em Washington. Segundo ele, o ministro da Rancho, Fernando Haddad, participará das conversas.

source

Publicar comentário