×

Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático

Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático

Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático

Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático

Um terço dos brasileiros (32%) já conhece o Pix Automático e a maioria (90%) têm interesse em usar a funcionalidade, de negócio com dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas. No entanto, a preferência de uso varia entre os entrevistados.

Segundo o levantamento, 30% dos entrevistados afirmam que certamente utilizarão a funcionalidade, enquanto outros 60% consideram adotá-la.

A novidade utensílio foi lançada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Medial em São Paulo, mas só começará a funcionar efetivamente no próximo dia 16. O Pix Automático é voltado para pagamentos recorrentes uma vez que streaming, assinaturas e serviços com mensalidade.

Segundo o levantamento, os entrevistados apontam uma vez que principais casos de uso do Pix Automático o pagamento de contas de mansão, uma vez que chuva, luz e internet (55%), de streaming (34%) e de academias (24%). Já os principais atrativos são a praticidade de não precisar lembrar de realizar o pagamento (55%) e a possibilidade de evitar atrasos ou multas (46%).

Para que o Pix Automático possa competir com o débito automático bancário e o próprio cartão de crédito, porém, os consumidores esperam benefícios, uma vez que cashback (47%), isenção de taxas (37%) e cancelamento facilitado (25%).

A pesquisa contou com a participação de mais de 2.200 pessoas que já utilizaram o Pix em todo Brasil, com o objetivo de mapear os hábitos de consumo ligados às diferentes modalidades dessa forma de pagamento, mapear interesse em novidades e identificar oportunidades para empresas inovarem na experiência do cliente.

Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil, comenta que a adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizagem gradual entre os consumidores, mas a popularidade do método de pagamento registrada até agora “deve apressar esse processo, principalmente entre grupos populacionais com menos entrada a crédito”, avalia.

“O Pix Automático dá ao consumidor mais autonomia e controle, permitindo que ele visualize e cancele as assinaturas quando quiser, diretamente no aplicativo do banco”.

Pix x Cartão de crédito: benefícios ainda pesam na escolha do consumidor

A pesquisa indica que 30% dos brasileiros fazem Pix diariamente, enquanto 50% o utilizam algumas vezes na semana. O levantamento aponta que o uso mais geral é para transferências entre pessoas (84%), mas o método também se destaca em pagamentos de serviços (60%), compras presenciais (44%) e online (42%).

Para mais da metade dos entrevistados, o valor médio por transação com Pix varia entre R$51 e R$250, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas.

Por outro lado, o levantamento aponta que o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento principal para 61% dos consumidores, enquanto que exclusivamente 26% colocam o Pix na liderança de preferência. Para quem prioriza o cartão, as vantagens apontadas são o acúmulo de pontos ou milhas (81%), a possibilidade de parcelamento (53%) e o cashback (37%), explica Migliacci.

pix-foto-marcello-casal-jr-agbr Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático
Pix por aproximação é apresentado — Foto: Escritório Brasil

source

Publicar comentário