Veja onde brasiliano quer remunerar com Pix Automático
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Um terço dos brasileiros (32%) já conhece o Pix Automático e a maioria (90%) têm interesse em usar a funcionalidade, de negócio com dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas. No entanto, a preferência de uso varia entre os entrevistados.
Segundo o levantamento, 30% dos entrevistados afirmam que certamente utilizarão a funcionalidade, enquanto outros 60% consideram adotá-la.
A novidade utensílio foi lançada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Medial em São Paulo, mas só começará a funcionar efetivamente no próximo dia 16. O Pix Automático é voltado para pagamentos recorrentes uma vez que streaming, assinaturas e serviços com mensalidade.
Segundo o levantamento, os entrevistados apontam uma vez que principais casos de uso do Pix Automático o pagamento de contas de mansão, uma vez que chuva, luz e internet (55%), de streaming (34%) e de academias (24%). Já os principais atrativos são a praticidade de não precisar lembrar de realizar o pagamento (55%) e a possibilidade de evitar atrasos ou multas (46%).
Para que o Pix Automático possa competir com o débito automático bancário e o próprio cartão de crédito, porém, os consumidores esperam benefícios, uma vez que cashback (47%), isenção de taxas (37%) e cancelamento facilitado (25%).
A pesquisa contou com a participação de mais de 2.200 pessoas que já utilizaram o Pix em todo Brasil, com o objetivo de mapear os hábitos de consumo ligados às diferentes modalidades dessa forma de pagamento, mapear interesse em novidades e identificar oportunidades para empresas inovarem na experiência do cliente.
Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil, comenta que a adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizagem gradual entre os consumidores, mas a popularidade do método de pagamento registrada até agora “deve apressar esse processo, principalmente entre grupos populacionais com menos entrada a crédito”, avalia.
“O Pix Automático dá ao consumidor mais autonomia e controle, permitindo que ele visualize e cancele as assinaturas quando quiser, diretamente no aplicativo do banco”.
Pix x Cartão de crédito: benefícios ainda pesam na escolha do consumidor
A pesquisa indica que 30% dos brasileiros fazem Pix diariamente, enquanto 50% o utilizam algumas vezes na semana. O levantamento aponta que o uso mais geral é para transferências entre pessoas (84%), mas o método também se destaca em pagamentos de serviços (60%), compras presenciais (44%) e online (42%).
Para mais da metade dos entrevistados, o valor médio por transação com Pix varia entre R$51 e R$250, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas.
Por outro lado, o levantamento aponta que o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento principal para 61% dos consumidores, enquanto que exclusivamente 26% colocam o Pix na liderança de preferência. Para quem prioriza o cartão, as vantagens apontadas são o acúmulo de pontos ou milhas (81%), a possibilidade de parcelamento (53%) e o cashback (37%), explica Migliacci.
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